Oito de abril de 2024. O dia de ontem já está marcado como o mais importante na história da causa animal de Santo André.
Dia da inauguração do Hospital Público Veterinário, dia de festejar anos e anos de luta.
O tempo é implacável, não pára, não volta. Passa e nos deixa apreensivos pela demora. Entretanto, esse mesmo tempo nos traz a oportunidade de salvar cada vez mais vidas de animais de estimação. Não só deles, mas de animais vítimas de maus-tratos e pets comunitários. É tempo de salvar humanos que tem em seus filhos de quatro patas o maior amor do mundo, tão intenso que a ciência explica que a devoção de um animal salva vidas.
A inauguração de ontem nos remete há 2016, quando da eleição do prefeito Paulo Serra, que tive a honra de elaborar o plano de governo na área da causa animal e lá propunha um Centro de Bem-Estar Animal.
O tempo passou, foi necessário colocar as finanças da prefeitura em ordem e quando tudo parecia estar bem, veio à pandemia.
Planos adiados, mas ousados. Vamos construir um hospital, disse Paulo Serra. Tudo o que sempre sonhei e lutei.
Veio o início das obras e vale lembrar que os recursos investidos foram 100% próprios, ou seja, sem ajuda de governos ou políticos de nível estadual ou federal.
Linha do tempo exposta, o que mais ouvi dos moradores durante a inauguração foi a seguinte pergunta: você está feliz?
Sim, completamente realizada pelo sonho que se tornou realidade. Feliz por ser a voz de protetoras, abrigos, ONGs, amantes dos animais e famílias em situação de vulnerabilidade que possuem pets e que sofrem para mantê-los alimentados e com saúde.
Feliz também por pessoas que não acreditavam e que hoje são testemunhas de um dos mais importantes ensinamentos da vida: Se você tiver um sonho, lute por ele.
Se hoje serão 30 consultas diárias e atendimentos de urgência e emergência, cirurgias, exames laboratoriais e de imagens, sei que muito ainda temos que conquistar.
Por isso já protocolei dois projetos de leis que para mim são políticas públicas essenciais.
O primeiro é o abrigo municipal provisório para animais vítimas de maus-tratos, com valores de atendimentos clínicos e veterinários custeados pelos responsáveis. Comprovado crime, que sofram as penalidades das leis.
O segundo é a imediata inclusão do profissional médico veterinário nas equipes do chamado Médico de Família. Na casa dos andreenses eles atuarão na regulação, no primeiro atendimento e consultas, e ajudarão a não sobrecarregar o recém inaugurado hospital veterinário que, por sua vez, passa a atender mais casos de média e alta complexidade.
Parabéns Santo André e como sempre digo, saúde humana e saúde animal caminham juntas.
Dra. Ana Lucia Ferreira Oliveira Meira é vereadora em Santo André, Médica Veterinária com MBA em Saúde Pública, e atuante na proteção animal.