Criado pela vereadora Dra. Ana Veterinária (União Brasil), o projeto de lei batizado TV Saúde prevê a criação nas recepções de unidades municipais de Santo André de uma rede interna de comunicação que ofereça aos usuários do serviço de saúde informações sobre qualidade de vida e prevenção de doenças. O projeto de lei aproveita a estrutura existente nas unidades e transforma programações individuais em uma extensa rede de comunicação.
“Todas as unidades já possuem televisores, monitores e outros meios de se comunicar com o usuário enquanto este espera por atendimento. A TV Saúde engloba todas as unidades que passam a informar aos andreenses dicas de cuidados com a saúde, explicações sobre como usar de forma rápida os serviços disponíveis na rede de assistência médica e orientações a respeito de questões de utilidade pública, como campanhas de vacinação”, explica a vereadora. “A importância do comparecimento às agendas da saúde evitando o alto índice de absenteísmo é outro assunto que pode ser tema abordado na comunicação”, completa.
A TV Saúde é uma forma de humanização dos serviços na rede, com tecnologia de ponta para orientar a população sobre como ela pode cuidar da saúde individual e coletiva. Ainda segundo a parlamentar, a iniciativa cria um canal direto de contato entre a gestão municipal e os funcionários, permitindo ações de educação continuada à distância.
O conteúdo a ser exibido terá programação de caráter educativo, de interesse público e comunitário. Serão programas com o objetivo de orientar os telespectadores e formar uma consciência crítica e cidadã.
PPP
Uma forma de criar a programação para a TV Saúde é aproveitar os inúmeros programas já existentes elaborados pelo Ministério da Saúde, Secretarias de Estado, universidades, faculdades que detém cursos na área da saúde, e outros órgãos que podem ceder gratuitamente material para a programação.
Dra. Ana cita ainda a viabilidade de parcerias público-privadas, aproveitando o polo educacional de Santo André, com universidades e escolas com cursos na área da saúde. “Ainda temos a Faculdade de Medicina do ABC, a Universidade Federal, escolas técnicas estaduais e uma vasta rede que pode fornecer material para a programação”, pontua a vereadora.
O projeto de lei aguarda sanção do prefeito Paulo Serra (PSDB).