Além do espaço educacional, entidade investe parte do recurso recebido na capacitação profissional para melhor atendimento de alunos com deficiências intelectuais ou múltiplas
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santo André acaba de colocar em funcionamento um antigo projeto educacional, a Sala de Estímulos. O espaço só foi possível graças ao envio R$ 100 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar da vereadora Dra. Ana Veterinária. O novo serviço atende alunos do Programa Escolarização inicial na faixa etária de 06 a 14 anos e 11 meses, com deficiência intelectual, múltipla e transtorno global do desenvolvimento associado à deficiência intelectual que necessitam de apoio permanente.
A sala possui materiais sensoriais específicos para o trabalho da estimulação auditiva, visual, tátil e a redução dos estímulos visuais. “O local proporciona aprendizados voltados à autorregulação, aumento da tolerância no tempo das atividades propostas, comunicação, noção espacial, lateralidade e equilíbrio, habilidades fundamentais para o processo de desenvolvimento e aprimoramento de novas habilidades”, explica Aline Cristina Luis da Costa, superintendente da Apae Santo André.
Dra. Ana Veterinária destacou a importância do trabalho realizado pela instituição que atende hoje cerca de 450 alunos. “A Apae Santo André completa 60 anos de atividades agora em 2023 e é referência no trabalho educacional e de saúde. Poder colaborar destinando R$ 100 mil para o projeto e o aprendizado dos assistidos, auxiliando nas ações de planejamento estratégico institucional, é o que faz valer nosso mandato”, disse a vereadora.
Capacitação e doação
Parte da emenda parlamentar recebida foi investida na capacitação profissional de seus colaboradores. Atribuindo um novo significado ao seu papel para além do atendimento do seu público-alvo, pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas, e seus familiares, a instituição busca uma abordagem cada vez mais assertiva e adequada aos usuários da Apae.
“Acreditamos que por meio da capacitação se cria oportunidades de crescimento pessoal e profissional, contemplando todos os ambientes organizacionais, possibilitando reflexão, integração e apropriação de novas competências a serem aplicadas às rotinas de trabalho”, pontuou a superintendente.
Além disso, foi destinada uma quantia da emenda recebida para a confecção de 700 unidades de urnas de papelão para serem distribuídas no comércio da cidade. A ideia é que os munícipes possam fazer doação de notas fiscais e, assim, a Apae lançar os valores do programa de estimulo à cidadania fiscal no Estado de São Paulo, que gera créditos a instituição.
“Ao contrário do que muitas vezes se imagina a Apae possui dificuldades financeiras para manter todos os serviços de atendimento. Todo tipo de ajuda é importante, por isso conclamo os andreenses a conhecerem de perto o trabalho realizado e serem parceiros da instituição”, afirma a vereadora Dra. Ana.
Créditos foto Divulgação